O crossfit é considerada uma modalidade esportiva de alta intensidade e ele inclui diferentes exercícios, diferentes aptidões, de força, de potência, cardiovascular, ou seja em uma mesma secção de treinamento utilizamos diferentes vias energéticas para a produção de energia. E é aí que a nutrição se mostra extremamente importante na periodização nutricional, nas estratégias nutricionais seguindo a intensidade do exercício.
Por envolver diversos movimentos e aptidões diferentes, existe a possibilidade de selecionar as competências e elaborar estratégias nutricionais específicas e que visem o desenvolvimento de cada bloco.
A recomendação de carboidratos é ampla e pode variar entre 3-12g/kg/dia, dependendo da intensidade e duração (endurance, força, potência...).
A ingestão adequada em quantidade e horário de proteínas e gorduras também é essencial, visando aumento de massa muscular, força, resistência cardiovascular, síntese de hormônios etc.
O ponto mais importante é manter a comunicação com o nutricionista do atleta para que a nutrição e o treinamento estejam alinhados.
Komentar